Notícias

 
:: 29 Fevereiro 2016
Gonçalo M. Tavares capa do Babelia - suplemento cultural do El País

Depois de já ter sido destaque em alguns dos suplementos culturais mais importantes de todo o mundo, Gonçalo M. Tavares foi capa, no último sábado, do suplemento Babelia - o mais importante suplemento cultural de língua espanhola.

 

Com fotografias de Daniel Mordzinski, o conhecido fotógrafo que já fotografou Borges, Gabriel García Márquez, Roberto Bolaño e tantos outros mitos da literatura, o suplemento Babelia faz capa com uma fotografia de Gonçalo M. Tavares em Cartagena de las Índias com o título "O Fácil é Perigoso".

 

A entrevista é conduzida pela própria diretora do Babelia, Berna González Harbour, que escreve, na sua introdução, que não deve ser fácil "Tavares avançar com pulso firme e respiração contida, quando chovem os prémios e vozes, como as de José Saramago, que dizem de imediato que um dia receberá o Prémio Nobel." Mas Gonçalo M. Tavares, escreve Berna González Harbour, "conseguiu fechar os olhos, tapar os ouvidos e encerrar-se num bunker em que trabalha como numa casa do século XIX" sem internet e telemóvel." 

 

Cada um dos seus livros é diferente, escreve González Harbour, "mas em todos eles as palavras parecem suspensas no tempo e no espaço com a sua própria lógica interior, a sua musicalidade, o seu ar de conto ou lenda, de quem sabe, a cada vez, manejar uma matéria volátil ou sólida."

 

Alberto Manguel, uma das mais importantes referências intelectuais, autor de Uma História da Leitura  e do recente Uma História da Curiosidade, faz a crítica de Uma Menina está Perdida no seu Século (Seix Barral) - e escreve que "Gonçalo M. Tavares é um dos escritores mais ambiciosos deste século. E o seu último livro é uma epifania memorável!" 

 

Manguel conclui a sua recensão sintetizando: “Uma Menina Está Perdida no seu Século permite várias leituras." "Podemos ler as aventuras (ou desventuras) de Hanna como o retrato poético de uma pessoa com trissomia 21. Ou lê-lo como um conto de fadas, com o seu itinerário enigmático, os seus prodígios e os seus terrores, a sua atmosfera de lúcido pesadelo, a sua rica ambiguidade, a sua memorável epifania."

 

Entretanto, poucos dias antes, Gonçalo M. Tavares já havia estado em destaque no jornal brasileiro Rascunho.

 

"Se existe a previsão para um futuro Nobel de Literatura lusófono, o português Gonçalo M. Tavares é o favorito”. É esta frase que abre um longo artigo, publicado no Brasil, no Jornal Rascunho, em que é apresentada a obra de Gonçalo M. Tavares.

 

No final do artigo escreve-se: "Gonçalo M. Tavares revelou durante seus quase 15 anos de carreira literária um talento que poucas vezes esse mundo presenciou”.

As obras de Gonçalo M. Tavares estão praticamente todas publicadas em Espanha, nomeadamente nas editoras Seix Barral e Mondadori.

 

Ler a crítica e a entrevista no jornal brasileiro Rascunho:

http://rascunho.com.br/24131-2/

Ler a entrevista no Babelia - suplemento cultural do El País:

http://cultura.elpais.com/cultura/2016/02/19/babelia/1455905651_360551.html