Notícias

 
:: 26 Novembro 2014
Mia Couto nomeado para o IMPAC Dublin Literary Award 2015

O escritor moçambicano Mia Couto foi nomeado parar o IMPAC Dublin Literary Award 2015 pelo romance Jesusalém.

Na lista divulgada figuram 142 títulos, de autores como  J. M. Coetzee(A Infância de Jesus), Chimamanda Ngozi Adichie (Americanah) e NoViolet Bulawayo(A Neve e as Goiabas).

Este galardão nasceu de uma iniciativa da Câmara Municipal de Dublin e da empresa IMPAC para a criação de um concurso anual de âmbito internacional com o objetivo de promover a literatura de qualidade e de fomentar a tradução de livros, elegendo anualmente um trabalho de reconhecido mérito literário, com a colaboração de bibliotecas de todo o mundo.

Para além de obras de ficção originais em inglês, podem concorrer a este prémio obras em qualquer língua desde que tenham sido traduzidas para inglês, sendo nomeadas por bibliotecas de todo o mundo.

As obras são candidatas a um prémio de 100 mil euros e foram nomeadas por bibliotecas de 114 cidades, de 39 países, abrangendo 16 línguas.

Os finalistas serão conhecidos no dia 15 de abril e o vencedor a 17 de junho.

Entre os seus vencedores contam-se nomes como Hertha Müller, Michel Houellebecq, Orhan Pamuk, Tahar Ben Jelloun, Colm Tóibín, Michael Thomas e Colum McCann.

Mais informações sobre o International IMPAC Dublin Literary Award 2015 em www.impacdublinaward.ie.