Notícias

 
:: 26 Junho 2014
António Jorge Gonçalves vence Prémio Nacional de Ilustração com o livro Uma Escuridão Bonita

O ilustrador António Jorge Gonçalves foi o vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2013, com o seu trabalho no livro Uma Escuridão Bonita, com texto de Ondjaki e que foi editado pela Caminho o ano passado.

O Prémio foi atribuído por "unanimidade" por um júri constituído por Dora Batalim, coordenadora da pós-graduação em livro infantil da Universidade Católica de Lisboa, Pedro Saraiva, catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e Maria Carlos Loureiro, em representação da DGLAB, que decidiu ainda atribuir duas "menções especiais".

Recorde-se que em maio deste ano, Uma Escuridão Bonita foi eleito um dos melhores livros de 2013 para a infância e juventude pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) do Brasil.

Ao Prémio Nacional de Ilustração deste ano concorreram 48 obras, publicadas em 2013 por 27 editoras, da autoria de 38 ilustradores.

As duas "menções especiais" foram, também por unanimidade, para as ilustrações da obra O pai mais horrível do mundo, de João Fazenda, com texto de João Miguel Tavares, e para o conjunto das ilustrações de Uma onda pequenina, de Yara Kono, com texto de Isabel Minhós Martins.

O Prémio Nacional de Ilustração foi criado em 1996 e tem por objetivo promover o reconhecimento da ilustração original e de qualidade nos livros para crianças e jovens.

Para mais informações poderá contactar:

 

Catarina Cruzeiro

Comunicação

Rua Cidade de Córdova, nº 2

2610-038 Alfragide - Portugal

Telef. (+351) 21 427 22 86/ Tlm. 91 197 33 59/ ccruzeiro@leya.com