Notícias

 
:: 12 Maio 2014
"Uma Escuridão Bonita", de Ondjaki, eleito no Brasil um dos melhores livros de 2013

Depois de Uma Escuridão Bonita (texto de Ondjaki e ilustrações de António Jorge Gonçalves) ter sido escolhido por vários órgãos de comunicação portugueses como um dos melhores livros de 2013 para a infância e juventude, é agora selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) do Brasil. No final deste mês a Caminho publica um novo livro de Ondjaki – Sonhos Azuis Pelas Esquinas.

Ondjaki foi premiado na categoria "literatura em língua portuguesa" com o livro Uma Escuridão Bonita, publicado em Portugal pela Editorial Caminho. Todos os anos, aquele organismo escolhe e premeia os melhores livros de língua portuguesa, para os leitores mais novos, e que tenham sido publicados no mercado brasileiro no ano anterior. Com trabalho gráfico e ilustração de António Jorge Gonçalves, o livro regista a conversa entre dois adolescentes, que ensaiam o primeiro beijo no meio da escuridão, em Luanda, quando não havia eletricidade. Ondjaki, nascido em Luanda, em 1977, já tinha sido distinguido antes por aquela fundação brasileira: em 2012, com A bicicleta que tinha bigodes e, em 2010, com AvóDezanove e o Segredo do Soviético. No ano passado, o autor angolano recebeu em Portugal o Prémio Saramago, pelo romance Os Transparentes também editado pela Caminho. Em 2012, A bicicleta que tinha bigodes valeu-lhe o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância. A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil é a representante do Brasil no Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY, na sigla original inglesa). Estes prémios destinam-se, segundo a fundação, a promover a leitura entre os mais novos e a produção de livros de qualidade neste segmento.

Para mais informações poderá contactar: Catarina Cruzeiro Comunicação Rua Cidade de Córdova, nº 2 2610-038 Alfragide - Portugal Telef. (+351) 21 427 22 86/ Tlm. 91 197 33 59/ ccruzeiro@leya.com