Notícias

 
:: 04 Novembro 2013
Mia Couto vence Prémio Internacional Neustadt de Literatura 2014

O escritor moçambicano Mia Couto, cuja obra em Portugal é publicada pela Caminho, foi anunciado, na noite de 1 de novembro, como vencedor do prestigiado Prémio Internacional Neustadt de Literatura 2014, no valor de 50 mil dólares, promovido, nos Estados Unidos da América, pela Universidade de Oklahoma, pela família Neustadt e pela revista World Literature Today.

 

A lista de nomeados para o prémio da Bienal Internacional de Literatura Neustadt integrava, além de Mia Couto, o escritor japonês Haruki Murakami, o argentino César Aira, a vietnamita Duong Thu Huong, o ucraniano Ilya Kaminsky, o norte-americano Edward P. Jones, o sul-coreano Chang-rae Lee, o palestiniano Ghassan Zaqtan e Edouard Maunick, das Ilhas Maurícias.

 

Um dos elementos do juri, Gabriella Ghermandi, que terá sido responsável pela nomeação de Mia Couto, diz que se trata de «um autor que se dirige não apenas ao seu país mas a todo o mundo, todos os seres humanos». O director da revista World Literature Today refere que Mia Couto «tem tentado remover o espectro do colonialismo da cultura moçambicana, procurando revigorar a sua língua. Mestre na prosa em português, quer afastar esse fardo, palavra a palavra, frase a frase, narrativa a narrativa, e nesta enorme tarefa tem poucos ou mesmo nenhum escritor que se lhe assemelha».

 

Ao saber do Prémio, Mia disse que «não podia vir em melhor altura pois moçambique está prestes a entrar num período muito difícil. Para mim, pessoalmente, este prémio é um alívio, um raio de sol, neste momento triste para a minha nação.»

 

O Prémio Neustadt é atribuído de dois em dois anos e representa o unico prémio internacional no qual romancistas, argumentistas e poetas são considerados de igual modo. Muitas vezes chamado o “Nobel Americano”, por causa das suas ligações ao Prémio Nobel da Literatura, o Prémio Neustadt é considerado um dos mais importantes prémios literários do mundo. Ao longo do seu historial, entre os seus jurados, nomeados e vencedores, vários, como Pablo Neruda, Gabriel García Márquez, Orhan Pamuk, Mo Yan e Alice Munro, entre outros, foram vencedores do Nobel da Literatura .

 

Mia Couto é o 23º vencedor do Neustadt Prize e estará pessoalmente no Neustadt Festival, na Universidade de Oklahoma, no outono de 2014, para o receber.