PVP: 59,90 Euros

Género(s): Literatura

ISBN: 9789722117623

:: Dicionário de Escultura Portuguesa

José Fernandes Pereira

SINOPSE

 
O Dicionário de Escultura Portuguesa que agora se apresenta pretende sintetizar conhecimentos e abrir pistas para ulterior investigação duma arte que entre nós tem sido menos estudada que a pintura ou a arquitectura. Daí decorrem várias dificuldades que se procuraram superar, desde a localização de peças, até ao simples conhecimento de aspectos biográficos que em muitos casos necessitaram de investigação original.
Como é usual neste tipo de dicionários, o maior número de entradas referencia nomes de escultores; porém, esta publicação não pretende seguir um critério exaustivo de incluir todos aqueles que um dia em Portugal fizeram uma escultura ou algo aparentado. A essas listagens feitas sem critério, este dicionário contrapõe um conjunto de escultores, devidamente hierarquizados, que, além de possuírem obra suficiente, contribuíram de algum modo para o carácter genérico da escultura portuguesa.
Mas o dicionário contempla igualmente outras matérias que interessam à escultura, como as tecnologias e os materiais, certas tipologias de algum modo transversais na nossa escultura, bem como entradas relativas a aspectos de natureza teórica que ajudam à compreensão dos vários modos de fazer, sem esquecer disciplinas com os seus métodos de análise, como é o caso da historiografia e, em menor grau, da crítica de arte. O Dicionário não esquece igualmente as contaminações da escultura com outras artes, embora delas não se ocupe de modo específico. No passado seria a especial relação da escultura com a talha. Mas a qualidade e a quantidade desta arte em Portugal justificaria só por si um outro Dicionário. Por outro lado, na contemporaneidade, a escultura sofre contaminações várias (instalação, body art, etc.) que aqui reunimos em entradas genéricas dado o carácter ambíguo que esses géneros artísticos ainda apresentam.

OUTROS LIVROS DO AUTOR